quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Na percepção da consciência, existe consciência da percepção?

Cada ser vivo sente felicidade ou tristeza de acordo com o grau de desenvolvimento da sua consciência. Uma consciência desenvolvida tem tendência a perceber estes estados de espiríto com mais intensidade do que uma consciência que ainda não esta completamente desenvolvida, daí o comportamento de uma criança. A relativa percepção que possuí do mundo permite que o seu estado de espiríto seja imperceptível a sua própria consciência.

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Lenda do Senhor de Matosinhos

A milagrosa imagem o Senhor de Matosinhos é, segundo a tradição, das mais antigas que se veneram em toda a cristandade. Diz-se que esta imagem foi feita por Nicodemo, testumunha ocular das últimas horas de Jesus. A mesma tradição explica que Nicodemo teria esculpido mais quatro imagens, hoje veneradas em vários locais do mundo, sendo a do Senhor de Matosinhos a primeira e a mais perfeita. Nicodemo assistiu aos tormentos de Jesus e depois da morte na cruz auxiliou José de Arimateia a descer o corpo. Juntos embalsamaram cristo e depositaram-no no tumúlo. José de Arimeteia teria recolhido o sangue de Cristo no Graal e Nicodemo os intrumentos da paixão, conservando em seu poder por muito tempo o sudário em que ficou gravada a imagem de Cristo cruxificado.

A imagem de Matosinhos é oca por dentro porque, diz a tradição, foi aí que Nicodemo escondeu os intrumentos da paixão.
Nicodemo sobreviveu a Cristo muitos anos e sabe-se ter sido perseguido pelos judeus, que em determinada altura lhe confiscaram todos os bens. Conta-se então que , tendo Nicodemo feito aquela a que agora chamam Senhor de Matosinhos, a atirou para á àgua para a livrar das perseguições. desceu no Porto de Job, que fica nas costas da Judeia Antiga e lancou-o ao mar. A imagem atravessou-o de nascente a poente, passou o estreito de Gibraltar e, já noAtlântico, rumou para norte, aportando por fim á praia de matosinhos.

Invulnerabilidade

Na tradição oriental, a àgua é o elemento natural que melhor simboliza a não resistência. Como não se opôe a ninguem, nada pode atacá-la. Ela cede à faca sem que esta possa cortá-la, é invulnerável porque não resiste. Não existe inquentação à beira do abismo da alma quando o homem se lança na tempestade dos pensamentos com calma. Assim tenho dito ( apesar de não ter essa fama)...

domingo, 24 de dezembro de 2006

For You

Vou moldar-te a minha imagem de perfeição para que cresças ao agrado da minha vontade. Tens um dom, tocas o meu coração de formas que nem imaginas, não tens consciência da perpetuidade das nossas accções. Não agonizar e solidariedade nos nossos corações. Isto é a frustração a falar por não poder amar nem possuír aquilo que um dia ajudei a construir.... Espero que o melhor ainda esteja para vir.

As coisas mais simples são as mais estraordinárias.

" A glória foge daqueles que a procuram e persegue aqueles que a negligenciam, porque os primeiros acomodam-se ao gosto dos seus comtemporâneos, ao passo que os outros o desafiam."
A ausência classifica a nossa escala de felicidade, sendo que esta é avaliada medindo o que nos intristece, não o que nos diverte.
Colocar ao mais baixo nível as nossas pertensões, na proporção simetrica das nossas imaginações, tudo isto é o caminho mais seguro para evitar ilusões nas diversas situações. Ou amas tudo o que tens ou tens tudo o que amas. Falsas pretensões são como falsas chamas. Só podemos ser verdadeiramente nós quando estamos a sós e se não conheces a solidão, não conheces a tua própria espiritualidade, não te conheces a ti próprio, não reconheces a felicidade. Quanto mais o homem tiver em si próprio, menos os outros lhe podem oferecer. Quanto mais procurares em ti próprio mais te vais conhecer, reconhecer o movimento, inalar, expira, inspira até a vida acabar.

sábado, 23 de dezembro de 2006

Cactus

Quando a verdade não enche o nosso corpo e mente, pensamos que temos o suficiente.
Quando a verdade enche o nosso corpo e mente, percebemos que nós falta alguma coisa.
Este universo é simplestemente o que nós contém.. não sei nada.

this words ain't mine... how i wish they were.

Há um mal-entendido comum entre todos os seres humanos nascidos neste mundo de que a melhor forma de viver é tentar evitar a dor e procurar viver no conforto (...).
Uma abordagem muito mais interessante, venturosae feliz da vida é comecar a desenvolver a nossa curiosidade, não nos preocupando se o objecto das nossas inquirições é doce ou amargo. Precisamos de compreender que podemos suportar muita dor e prazer com o fito de descobrir quem somos e como é este mundo, como nós e o nosso mundo funcionamos, como realmente são as coisas. Se estivermos comprometidos a qualquer custo com o conforto, assim que enfrentarmos os mínimo vislumbre de dor, vamos fracassar(...).
A questão não é mudar-nos a nós mesmos. A prática da meditação e o caminho da nossa vida tem a ver com a curiosidade, com a inquirição... O campo é nosso e o tempo é agora. Estamos aqui para para nós conhecer-mos agora, não mais tarde.


Obter iluminação é como a luz a reflectri-se na água. A lua não se molha, nem a água se perturba. Embora a sua luz seja grandee difusa, a lua reflecte-se mesmo num charco com um centimetro de profundidade. A lua inteir e o céu são reflectidos numa gota de orvalho sobre a erva. A iluminação não perturba a pessoa, tal como a luz não perturba a água.

A grande libertação.

Esta é a grande libertação, porque as coisas que nos prendem a este mundo são apenas o mundo de significados em que vivemos.
Os medos só existem para serem conquistados, domados e em última analíse compreendidos. Os iluminados provêm daqueles que não desesperam, mas que perseveram...

Christ, the son of men.

Jehivah Is strenghtt, Lucifer is light. Satan is seperation, christ is unification...

Even Those who do not deserve it should be forgiveen. This is the penalty of the weak, to forgive.

sábado, 16 de dezembro de 2006

Nine Satanic statements

1. Satan represents indulgence instead of abstinence.
2. Satan represents vital existence instead of spiritual pipe dreams.

3. Satan represents wisdom instead of hypocritical self-deceit.
4. Satan represents kindness to those who deserve it instead of love wasted on ingrates.
5. Satan represents vengence instead of turning the other cheek.
6. Satan represents responsability to the responsible instead of concern for psychic vampires.
7. Satan represents man as just another animal. Sometimes better, more often worse than those who walk on all four, because of his "divine, spiritual and intellectual development" has become the most vicious animal of all.
8. Satan represents all of the so-called sins, as they lead to psysical, mental or emotional gratification.
9. Satan has been the best friend the church has ever had, as he has kept it in business all those years.

A antiga visão igipcia sobre os deuses.




- "É o próprio homem quem delimita a imagem de deus dirigindo-lhe as petições baseadas nos seus problemas. Não convém conceber a totalidade de um deus; e preferível que não se mostre para além do aspecto que se deseja porque cada homem concede deus de forma diferente".

Scott Adams - "O príncipio de Dilbert"

" Nada define melhor os seres humanos do que a sua predisposição para fazerem coisas irracionais com o fito de receberem compensações fenomenalmente improváveis. É este o facto que se encontra subjacente ás lotarias, aos encontros amorosos e á religião".




Indeed....

Excerto da Divina Comédia de Dante.

Porque é que quem tira a sua própria vida vai para o inferno?

-"Dar-vos-ei uma breve resposta: Quando a alma cruel sai do corpo de que ela mesma se extripou, minos envia-a para o sétimo círculo. Cai no meio da floresta sem lugar escolhido e ali, onde a fortuna a fez cair, germina como um grão de cevada. Cresce primeiro como um rebento, cresce depois como uma árvore. as Harpias depois arrancam-lhes as folhas, causam-lhe dor. Como as outras almas, buscaremos os nossos despojos, mas nenhum de nós poderá revestir-se deles porque não é justo ter de novo o que antes rejeitamos".
Suicidio

- É interresante constatar que o acto de suícidio é condenado , não por ser um pecado aos olhos da palavra de Deus, mas sim porque se trata dum castigo aplicado a quem abdica do bem mais mais precisoso que lhe teria sido concedido por Deus, a vida. Isto leva-me a acreditar que nem Deus é proprietário da nossa alma porque, apesar de tudo, no fim, a única coisa que nós resta.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Another Paradigm of Self Destruction

" O mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educaçãoe a sua recreação, entre seu amor e sua religião. Ele simplesmente persegue a sua visão de excelência em tudo o que faz, deixando para os outros a decisão de saber se ele está trabalhando ou se divertindo. Para ele está fazendo ambas as coisas ao mesmo tempo."

Extrato de um texto Zen-Budista